Nosso sistema de contabilidade abrange toda a execução orçamentária, financeira e patrimonial do município, desde o planejamento até a tesouraria. Está totalmente adequado ao Decreto Federal nº 10.540, em conformidade com o SIAFIC. Oferecemos automação completa na exportação de dados, eliminando a necessidade de parametrizações cansativas e redundantes por parte do usuário. Todo esse processo é realizado internamente pelo sistema, assegurando conforto e integridade dos dados enviados ao AUDESP, SIGAP, RREO, RGF, SIOPE, SIOPS, SICONFI, MSC, REINF2000, REINF4000, DIRF, entre outros.
O sistema é totalmente integrado com os módulos de Recursos Humanos, Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Tributos, Portal da Transparência, Business Intelligence e Controle Interno, garantindo eficiência e precisão nos processos administrativos em tempo real.
Ideal para prefeituras, câmaras, autarquias e entidades que seguem diretrizes do SIAFIC e dos tribunais de contas.
IPTU, ITBI, Taxas
Sistema robusto para gestão tributária e cadastro imobiliário, abrangendo IPTU, taxas de serviços urbanos, ITBI, contribuição de melhorias e emolumentos de obras. Permite parametrizações personalizadas onde cada município adapte a captação das informações conforme suas necessidades especificas de acordo com o BIC (Boletim de Informação Cadastral), e conta com armazenamento de arquivos e imagens.
A emissão de boleto pode ser no formato arrecadação com código de barras e QRCode PIX ou cobrança com registro de acordo com a instituição financeira conveniada com a Prefeitura, permitindo o envio para o contribuinte via e-mail dos lançamentos devidos.
A baixa de pagamentos pode ser feita automaticamente via arquivos de retorno bancário, com opção de baixa manual em casos específicos. A integração com a Contabilidade permite o envio diário de toda movimentação tributária permitindo uma gestão eficiente em conformidade com a legislação federal e tribunais de contas, fortalecendo a autonomia financeira do município e garantindo recursos para Saúde, Educação e Infraestrutura.
Tributos não pagos são inscritos automaticamente em dívida ativa, com possibilidade de parcelamento, protesto ou execução direta por conectividade “on line” com Tribunal de Justiça em integração com o sistema de Procuradorias CECAM.
Com o módulo ITBIWEB, todo contribuinte e cartório do município poderá emitir a guia de ITBI de forma ágil e rápida, através de login e senha, sem que necessite ir à prefeitura.
Acesso via web para os contribuintes, permitindo consultas via site da prefeitura de extratos de lançamentos, pagamento ou parcelamento da dívida ativa, emissão de boletos devidamente atualizados, diversas certidões entre tantos outros serviços.
Sistema abrangente e integrado de gestão tributária mobiliária que oferece uma série de funcionalidades importantes, respeitando as características da legislação municipal, garantindo o controle eficaz desde o lançamento até o recebimento ou inscrição na dívida ativa para tributos não pagos.
Controla simplificadamente as taxas de comércio, alvará de funcionamento e demais taxas mobiliárias. Possui armazenamento de imagens e arquivos, integração com a JUCESP – Facilita SP e com o Poupatempo.
O Lançamento é automático em dívida ativa para tributos não pagos, permitindo o pagamento à vista ou parcelado da CDA inscrita, protesto ou envio à Execução Fiscal, com integração ao sistema do Departamento Jurídico com conectividade online com o Tribunal de Justiça.
Acesso via web para os contribuintes, permitindo consultas de lançamentos, pagamento ou parcelamento da Dívida Ativa, emissão de boletos no formato arrecadação com código de barras e/ou QRCode PIX, ou boleto bancário com registro, devidamente atualizados com as moras previstas na legislação local, bem como certidões e outros serviços, inclusive unificação das parcelas do lançamento do exercício.
Para facilitar o intercâmbio on-line entre o município e os contribuintes, em especial os escritórios de contabilidade e prestadores de serviços, ele é disponibilizado via Site da Prefeitura para total controle do ISS.
No ISS eletrônico, o contribuinte do município ou eventual, através de login e senha, informam à Prefeitura os serviços prestados e tomados, gerando de maneira automática, o valor do ISS para devido pagamento de acordo com alíquotas pré-definidas na legislação. Permite, o lançamento das contas contábeis (COSIF) das instituições financeiras, contas cartorárias, concessionárias de pedágios, planos de saúde e cartões de crédito para a devida apuração do ISS.
Nota Fiscal Eletrônica
Este módulo trabalha completamente integrado com os sistemas da CECAM de ISS e ISS Eletrônico. Todos os dados informados pelas empresas e contribuintes individuais no ISS eletrônico e NFS-e são disponibilizados em tempo real no banco de dados da prefeitura, dispensando a escrituração no final do mês, pois o valor do ISS devido pelo contribuinte é apurado de maneira automática.
Por ser integrado ao sistema contábil, permite o envio diário à contabilidade dos valores lançados, arrecadados, parcelados, cancelados em conformidade às exigências da legislação federal e tribunais de contas.
Este módulo trabalha com os dados dos departamentos imobiliário e mobiliário, controlando arrecadação de ISS e taxas, oriundo de obras e reformas que dependem de autorização municipal para a sua realização, parametrização de emolumentos, trâmite automático de alvarás, controle de receitas durante a obra, bloqueio de habite-se por débitos e emissão de documentos. Integra-se com a Receita Federal.
Controla todas as informações pertinentes às obras tais como autor do projeto e responsável técnico, áreas a serem construídas, ampliadas ou demolidas, movimentação de processo e eventuais autos de infração. A emissão dos carnês ou boletos são feitas diretamente pelo sistema e devido a sua integração com o sistema de contabilidade, permite o envio diário dos valores lançados, arrecadados, parcelados e cancelados.
Procuradorias
O Sistema de Procuradorias CECAM é um marco em inovação e eficiência, projetado para modernizar e agilizar a atuação das procuradorias públicas. Com integração eletrônica completa com tribunais de todo o país — TJ, TRF, TRT, STJ e STF — e aderência total ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), o sistema eleva a gestão jurídica a um novo patamar. Abrange Execução Fiscal, Contencioso Cível e Trabalhista e Consultivo Digital.
Alguns destaques: ferramentas inovadoras com Inteligência Artificial, Integração por API com todos os sistemas tributários, automação de rotinas jurídicas, assinatura digital e protocolização em lote de peças processuais, gestão 100% digital de documentos e processos com acesso remoto e seguro, recebimento automático de intimações eletrônicas, organizadas por prioridade e prazo, agenda do procurador – integrada com pastas digitais dos tribunais e acompanhamento do andamento processual em tempo real.
Segurança Jurídica e Conformidade Legal, o sistema assegura a validade jurídica de todos os atos processuais por meio de protocolo criptografado e infraestrutura de chave pública (ICP-Brasil). Conformidade plena com a Lei nº 11.419/2006 – Processo judicial eletrônico e MP nº 2.200-2/2001 – Infraestrutura de chaves públicas brasileiras.
Com o Sistema CECAM, as Procuradorias atuam de forma estratégica, moderna, alinhada aos princípios da legalidade, economicidade e eficiência.
O sistema de administração de pessoal conta com funcionalidades complexas, desde o gerenciamento básico de RH até o cumprimento de obrigações legais e contábeis específicas do setor público como a Fase III do AUDESP - TCE-SP e as obrigações anuais do DIRF, MANAD, SIOPE-FUNDEB, e-Social e todas as legislações vigentes, incluindo o módulo de RHPrevidenciário. Nosso sistema simplifica e automatiza.
Elaborado em módulos integrados entre si, ele garante uma gestão fluida para: portal do servidor, administração de benefícios, plano de saúde, gerenciamento de frequência, administração da evolução funcional, plano de carreira, avaliação de desempenho, processamento preciso da folha de pagamento, medicina do trabalho, classificação de despesas e provisões automatizadas (férias, licença prêmio e 13º salário), integração contábil transparente, gestão de afastamentos e licenças, cálculo de contribuições previdenciárias, emissão de arquivos e certidões com agilidade.
Apresentamos a solução tecnológica definitiva para modernizar, automatizar e garantir total conformidade na gestão de Licitações, Compras Públicas, Contratos Administrativos e Atas de Registro de Preços. Desenvolvido com base nos princípios da Lei nº 14.133/2021, o sistema é a ferramenta ideal para atender às exigências da nova legislação com eficiência, transparência e controle total.
Suas principais funcionalidades incluem: gestão completa de licitações e compras públicas desde o Plano de Contratação Anual (PCA) até a fase de adjudicação e homologação, conduz todos os processos de forma eletrônica com registros automatizados, controle de prazos, modalidades e critérios de julgamento; administração completa de contratos e atas de registro de preços com geração de relatórios gerenciais e alertas automatizados que evitam riscos de vencimentos e garantem o correto acompanhamento da execução contratual; integração nativa com os sistemas internos de Contabilidade, Almoxarifado, Patrimônio e Portal da Transparência, promovendo a unicidade e integridade das informações em tempo real.
Conectividade com as principais plataformas de compras e licitações eletrônicas como Compras BR, BBMNET, BLL e PCP; Prestação de Contas Facilitada - AUDESP e PNCP obedecendo todos os formatos e requisitos técnicos exigidos.
Com o sistema CECAM de compras a administração pública assegura aquisições mais justas, alinhadas com a eficiência na gestão dos recursos públicos.
Oferece rastreamento detalhado do estoque controlando toda movimentação de materiais e insumos, abrangendo entradas, saídas, consumos imediatos, estornos, inventários, transferências e reposições. Automatiza processos como requisições e alertas de estoque mínimo, garantindo eficiência na administração dos recursos e precisão nas operações.
Totalmente integrado aos módulos de Contabilidade, Compras, Patrimônio e Frota, suporte a múltiplas unidades de almoxarifados, centro de custo e unidades gestoras. Gera relatórios contábeis compatíveis com os padrões do SIAFIC e exigências dos tribunais de contas, apoiando a transparência e prestação de contas.
Possibilita o controle completo da vida útil de bens móveis e imóveis, desde a aquisição ou incorporação. A partir do lançamento, são monitoradas automaticamente todas as variações patrimoniais, incluindo depreciação, exaustão, reavaliação e baixa.
Além do controle físico e contábil, o sistema mantém um histórico completo de movimentações dos bens e possibilita: emissão de etiquetas com código de barras, armazenamento de imagens dos bens, geração de relatórios gerenciais por categoria, tipo e classificação contábil.
Integra-se de forma nativa com os módulos de Contabilidade, Compras e Almoxarifado, garantindo rastreabilidade, conformidade e precisão na gestão patrimonial.
Nossa gestão de controle de frota oferece ferramentas poderosas para o controle eficiente dos veículos e equipamentos da entidade de forma segura, econômica e sustentável. O sistema permite o controle individual, por local, grupo e tipo de equipamento, controle de combustíveis e de consumo por veículo, roteiro de viagens com paradas previstas, ocorrências no decorrer do itinerário controlados por motoristas, veículos e centros de custos.
Possui alertas parametrizáveis como controle e agendamento de manutenção preventiva e peças de reposição, vencimento de impostos e taxas, vencimento de habilitação, multas, seguros entre outros.
O sistema tem como características gerenciar e controlar o espaço físico do cemitério e seus registros, mantendo histórico de todas ocorrências desde a causa morte, início da concessão de uso das sepulturas até exumações. Possibilita a emissão de todos os termos essenciais à gestão cemiterial como declaração de óbito, requerimento e título de concessão, registro de sepultamento, termo de exumação, entre outros.
Permite o controle de sepulcros por prazo determinado pela administração, cadastro das taxas para sepultamento e velórios, prazos para exumações podendo estes serem agendados automaticamente emitindo as notificações. Por meio dos registros, é possível localizar facilmente os sepultados em um determinado cemitério (quadra, lote, sepultura), contendo todo o histórico de falecimento.
O sistema de cemitério possui integração com o sistema tributário, para auxiliar no recolhimento das devidas taxas de emolumentos, de modo que no ato do recolhimento o sistema tributário identifique a guia gerada pelo sistema de cemitério.
Baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI) esse sistema web permite garantir o direito do cidadão de acessar e acompanhar, em tempo real, a execução orçamentária e financeira, folha de pagamento, licitações, contratos, convênios, patrimônio, almoxarifado e dados de Business Intelligence.
De forma totalmente automatizada, o sistema disponibiliza relatórios gerenciais conforme a necessidade da administração, garantindo o cumprimento das obrigações legais e promovendo a transparência na gestão dos recursos públicos. Seu layout é amigável e intuitivo, atendendo tanto à população quanto aos órgãos de controle externo.
Trata-se de um sistema baseado em inteligência de negócios, desenvolvido em plataforma web para acesso rápido e seguro de qualquer lugar do mundo. Ele coleta, organiza, analisa, compartilha e monitora os dados produzidos pela entidade pública, oferecendo suporte à alta administração com foco em planejamento estratégico, agilidade e precisão na tomada de decisões.
As apurações das informações podem ser configuradas para ocorrer de forma periódica ou em tempo real, permitindo ajustes estratégicos com antecedência, evitando transtornos futuros.
Solução integrada para administração de estabelecimentos de saúde, com prontuário eletrônico completo vinculado ao Ministério da Saúde que permite o armazenamento seguro e confidencial de todos os processos de atendimento ao paciente. Além disso, conta com integração à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), para envio de dados de vacinas aplicadas, promovendo a interoperabilidade e o compartilhamento seguro de informações entre diferentes instituições de saúde.
O módulo de Farmácia oferece controle abrangente do estoque de medicamentos, incluindo a rastreabilidade dos lotes, controle de validade e movimentação dos itens. Também permite a gestão da dispensação de medicamentos à população, garantindo que a distribuição ocorra de forma segura e precisa. As informações relacionadas ao estoque farmacêutico são integradas e enviadas diariamente ao SI BNAFAR (Serviço de Integração da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica), em total conformidade com as normas e regulamentações governamentais vigentes.
O módulo de Transporte de Pacientes Web monitora e controla as filas de espera, permitindo que as viagens sejam agendadas de forma justa e eficiente. Complementarmente, possui a gestão detalhada dos custos envolvidos como controle do abastecimento dos veículos e dos motoristas, contribuindo para a garantir segurança nas viagens com otimização dos recursos financeiros e operacionais.
Sistema de Processos Digitais
O SPD é a solução mais moderna e eficaz para a gestão de processos administrativos com uma arquitetura totalmente digital, sem processos manuais, papelada e desorganização.
Dentre suas funcionalidades possuímos uma gestão completa de documentos e arquivos digitais, controle de prazos e acompanhamento dos processos administrativos com alertas automáticos, gestão de atos administrativos e decisões institucionais, ferramentas com Inteligência Artificial, agenda do gestor com painel unificado e visão em tempo real dos processos em andamento com prazos e notificações personalizadas.
O sistema garante a segurança jurídica de todos os atos administrativos por meio de criptografia de ponta e chave pública (ICP-Brasil - assinatura digital) e total aderência às normas brasileiras de digitalização, como a Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e a Lei nº 13.709/2018 (LGPD), garantindo conformidade com a legislação vigente.
O SPD assegura sustentabilidade, transparência, segurança na administração de processos com agilidade, rastreabilidade, acessibilidade remota, acesso de dados e relatórios em tempo real garantindo maior controle e modernidade na governança organizacional.
Solução completa para gestão de processos administrativos com controle de acesso por perfil ou setor, tramitação entre setores, registro de pareceres, armazenamento de documentos com textos e imagens, apensamento e desapensamento de processos promovendo organização, gestão eficiente e transparente da documentação.
Elimina o uso de papel, permitindo protocolo digital, rastreabilidade, relatórios de produtividade e tempo por setor. A integração com o sistema tributário é um diferencial importante, agilizando o recolhimento das guias geradas pelo sistema de protocolo e reduzindo falhas operacionais.
Controle Interno
Baseado nas diretrizes dos Tribunais de Contas e legislações vigentes, o módulo de controle interno assegura eficácia e transparência na administração pública.
Tem por objetivo acompanhar e controlar com eficiência as atividades da administração desde a contabilidade, lançamentos de tributos, ajuizamento da dívida ativa, pedido de compras e contratos, almoxarifado e patrimônio, tanto em seus aspectos físicos quanto financeiros.
Possibilita acompanhar com precisão os valores previstos de arrecadação e despesas, mantendo um confronto com o fluxo de caixa, o que permite ao controlador exercer uma política financeira realista.
Sistema para Câmaras Municipais, com gestão de sessões, proposições, votações, comissões e leis. Permite acesso público via Portal da Transparência, suporte ao Diário Oficial eletrônico e assinatura digital. Auxilia e facilita os legisladores e suas equipes no acompanhamento e gerenciamento de suas atividades diárias como: agenda do legislador, registro de eleitores atendidos, emissão de mala direta, registros e edições das proposituras, acompanhamento da evolução dos projetos, geração automática da pauta, acompanhamento das votações e envio da pauta aos vereadores.
Sistema de controle de consumo de água e coleta de esgoto sendo uma solução que auxilia gerenciar recursos essenciais em um município. Ele permite a leitura com coletor eletrônico, medição e emissão de contas em tempo real no momento da entrada dos dados, possibilitando a entrega da conta simultaneamente.
Possibilita total controle sobre o consumo de cada ligação de água e esgoto que há no município mostrando curva de consumo mensal, controle de arrecadação por região, zona, bairro ou total, inclusive com controle de perdas através dos sistemas de micro e macro medições.
Para os contribuintes é possível realizar consultas via web das contas abertas, emissão de segundas vias e de cota única para pagamento das contas já inscritas em dívida, bem como emissão de certidões negativas de débitos.
Controle financeiro detalhado dos alunos com cálculo e emissão das mensalidades, podendo ser atribuídos descontos individualizados como bolsas de estudo e pontualidades. Os cálculos são baseados nos cursos cadastrados e respeitam toda uma parametrização, a fim de atender a necessidade da autarquia de acordo com o previsto em lei. Permite a emissão de carnês, baixa dos recebimentos e controle de inadimplência.
Neste caso, quando a entidade opta por inscrever na dívida ativa, esta poderá ser feita a qualquer momento ou de forma automática na virada de exercício, facilitando a prefeitura ou autarquia uma cobrança futura podendo ser amigável, por protesto ou judicial.
A adoção de um sistema de faturamento educacional no setor público traz ganhos importantes, garantindo uma administração eficiente e transparente dos recursos financeiros da instituição educacional.
Assistência Social
O módulo de assistência social gerencia os serviços oferecidos pelas Unidades de Assistência Social Municipais. Ele contempla o cadastro e a gestão de benefícios e programas sociais, facilitando a organização e o acompanhamento das ações desenvolvidas.
Além disso, o módulo apoia a administração em diversas atividades essenciais, como casamentos comunitários, cursos e oficinas, reuniões, cadastros individuais e familiares, atendimentos e visitas domiciliares. Emite relatórios gerenciais detalhados, auxiliando na tomada de decisões e no acompanhamento dos resultados dos serviços prestados numa plataforma intuitiva.
Atende à LAI e à LGPD, oferecendo canal centralizado para atendimento ao munícipe e o gerenciamento das solicitações recebidas pela entidade aos setores responsáveis.
Se as solicitações demandam alguma ação específica o sistema gera ordens de serviço indicando se o atendimento é gratuito ou se há custos envolvidos, garantindo transparência e clareza para os munícipes.
Possibilidade de atendimento itinerante, registro e acompanhamento de atividades, tratamento de assuntos sigilosos, finalização do atendimento e pareceres. Permite a integração com o módulo e-SIC.
O e-SIC (Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão) desempenha um papel crucial na garantia do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI - Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), simplificando o acesso às informações públicas tanto para os cidadãos quanto para a administração pública.
Este sistema permite que qualquer pessoa registre seu pedido de acesso à informação de forma fácil e rápida, além de acompanhar o andamento de seus pedidos e consultar as respostas recebidas. Ele facilita o cumprimento dos procedimentos estabelecidos na LAI, incluindo a possibilidade de prorrogar prazos quando necessário, auxiliando assim na transparência e gerenciamento eficaz dos processos.